A Globalização e Suas Transformações Mercadológicas

A globalização transformou várias áreas, incluindo o mercado de trabalho. Isso porque, as mudanças são rápidas e afetam interesses, valores e aspectos culturais, além de vínculos interpessoais, como as relações de trabalho. 

Quer saber mais sobre essas mudanças que a globalização trouxe no mercado e nas habilidades de um profissional? Então confira este artigo e saiba como se preparar e aproveitar essas oportunidades! 

A influência da globalização no mercado de trabalho

Você se lembra do mundo sem a internet? Se você tem até 25 anos de idade, provavelmente tem poucas lembranças sobre isso. 

A globalização tem muito a ver com o surgimento da internet e dos computadores. Com eles, as distâncias se encurtaram e a velocidade com que você consome informações também. 

O surgimento de novas tecnologias, como a robótica, nanotecnologia e engenharia mecatrônica, tornaram vários processos (que antes eram complexos) mais simples. Ou seja, o profissional dessas áreas não só precisou mudar de postura, como também teve que expandir seus conhecimentos, se atualizar, entender as novas necessidades e demandas.  

Complexo, não? Sem dúvidas, é essencial que uma adaptação passe por todos os setores, desde qualificação dos sistemas de produção, até a aplicação de estratégias de gestão e administração empresarial. Sendo assim, a especialização se tornou essencial para que profissionais encontrem lugar para atuar nesse mercado. 

Ou seja, com a necessidade de organização dessas novas demandas e mudanças, as empresas passaram a buscar por pessoas ainda mais capacitadas e conectadas. 

Além disso, novas profissões vão surgindo, como é o caso dos influenciadores. Com a aproximação que a internet traz e as tecnologias de interação, é preciso conseguir pensar em como se modernizar. Por exemplo, se você é formado em marketing, por que não criar um blog sobre isso e fazer posts para oferecer conteúdo ao seu público?

As habilidades do profissional na época da globalização

A adaptação à globalização não é um bicho de sete cabeças. Veja a seguir quais são as habilidades mais importantes para você ter em um mundo globalizado: 

  • formação multidisciplinar;

  • constante busca por especialização;

  • pensamento crítico e moderno;

  • desenvolvimento da inteligência emocional;

  • visão ampliada, expandindo horizontes;

  • criatividade;

  • flexibilidade. 

Gostou de entender as necessidades criadas pela globalização no mercado de trabalho? Isso é essencial para seu crescimento e desenvolvimento profissional. 

Aproveite e continue acompanhando os conteúdos em nossa área de notícias e confira os cursos de capacitação da Wyden Educacional

Relacionadas

Em breve, mais informações sobre o gabarito e resultado do enem 2019.
enem-wyden