Importância de aulas práticas: Colocar a mão na massa é um diferencial

Estudar com teoria e prática é fundamental para fortalecer conhecimentos e desenvolver habilidades. Por um lado, as aulas teóricas e os conteúdos apresentados criam um embasamento essencial para a próxima etapa, a de aplicação. Por isso, vamos apresentar a importância de aulas práticas para seu crescimento profissional.

A importância de aulas práticas e seus benefícios 

Fazer exercícios para estimular a mente e encontrar respostas e soluções para sua área de atuação é fundamental. Além de responder questões, outra forma de praticar é simular a profissão.

Por exemplo: se você é um aluno do curso de Educação Física, terá que aprender a como ser um orientador, como lidar com pessoas, como desenvolvê-las e, por mais que a teoria seja fundamental, experimentar e colocar em prática é necessário para validar todo o processo de aprendizagem.

A importância de aulas práticas é notada em seus benefícios que vão causar impacto na sua rotina de estudo e, futuramente, na de trabalho também. São eles:

 Fixação do conteúdo 

O primeiro ponto de vantagem que valida a importância de aulas práticas é a fixação de conteúdo. Afinal, por meio da experimentação e vivência para aplicar seus conhecimentos, você poderá colocar à prova tudo o que aprendeu e encontrar pontos de melhoria.

 Vivência para compreender se é o que você realmente deseja

São nesses tipos de aula que você terá um contato mais próximo de como será sua realidade diária após o término do curso. Isso vai ajudar a entender se realmente é o que quer — o que somente com a teoria não seria possível sentir, já que não teria experimentado.

 Experiência que conta em recrutamentos

Muitos locais pedem experiência e alguns solicitam um portfólio com exemplos de trabalhos já feitos. Muitos cometem o erro de não demonstrar suas atividades acadêmicas, por acharem que podem não valer para os recrutadores. Porém, se você tiver um bom material, ele pode contar positivamente para sua contratação.

Por exemplo: alunos de jornalismo têm aulas práticas de reportagem e suas gravações podem ser aproveitadas para demonstrar que tem uma experiência com o ramo. 

Estudantes de marketing também criam planejamentos que são trabalhos práticos sobre a área de estudo e funcionam bem como provas de que estão aptos a cumprir esse tipo de tarefa no dia a dia de trabalho.

Maior autoconfiança e autonomia 

Um dos principais pontos quando falamos da importância de aulas práticas é o estímulo de mais autoconfiança e autonomia para você que deseja ser um excelente profissional. 

Reforçar os conteúdos teóricos com exercícios e atividades fora de sala são maneiras de provar a si mesmo que tem capacidade e que conseguirá atuar no mercado com boa performance.

Agora que sabe a importância da prática no ensino, que tal adquirir este diferencial para sua carreira? Conheça os cursos da Wyden Educacional e conte com uma metodologia focada em proporcionar conhecimentos e habilidades para impulsionar sua vida profissional.

Relacionadas