O que Você Precisa Saber Antes de Entrar na Faculdade

Ao chegar na reta final do ensino médio, é preciso investir muito esforço e dedicação para conseguir passar no vestibular e entrar na faculdade. Como consequência, acaba não sobrando muito tempo para refletir e se organizar para o que vem depois da aprovação.

É importante saber o que esperar desta nova fase, repleta de desafios e descobertas. Por isso, separamos neste artigo dicas importantes para te ajudar neste momento. Confira!
 

Ao entrar na faculdade, você terá mais responsabilidades
 

Diferente de como era nos tempos de escola, ao entrar na faculdade você terá mais autonomia sobre a sua rotina de estudos e o cumprimento das suas obrigações acadêmicas. Esqueça as reuniões de pais ou os professores cobrando a sua presença em sala.

Se no ensino médio a sua preocupação era ter boas notas para passar de ano, na graduação o seu objetivo precisa ser o de assimilar todo o conteúdo compartilhado. Afinal, isso será essencial para o sucesso na carreira escolhida.

Então, cabe a você organizar a vida universitária, explorar ao máximo todo o conhecimento passado, participar das atividades propostas e construir uma rede de relacionamentos com pessoas da sua área.

Mas não ache que você estará sozinho nesta jornada! Você pode sim contar com o apoio dos seus professores e coordenadores também na graduação. Só é preciso dar o primeiro passo e demonstrar interesse.
 

Conhecerá pessoas de toda a parte
 

No colégio, é comum estudarmos com pessoas que moram próximas, no mesmo bairro e até na mesma rua. Já na faculdade, você dividirá a sala com alunos de todas as partes do país. Dependendo da instituição de ensino, pode ser até que estude com pessoas de outras nacionalidades.

Essa é uma experiência bastante rica culturalmente. Irá conhecer novos costumes, diferentes realidades de vida e precisará expandir a sua mente. Sair da sua bolha é uma etapa importante para seu amadurecimento e para que você comece a se enxergar como um cidadão do mundo.

Será preciso colocar a mão na massa
 

Nem só de aulas teóricas se faz um curso de graduação de excelência. Por isso, ao entrar na faculdade, o seu compromisso não termina em sala de aula. É preciso colocar em prática todo o aprendizado recebido.

Mesmo no primeiro semestre, é possível participar de trabalhos voluntários ou atividades extracurriculares — como as famosas empresas júnior — para exercitar o que aprendeu. Você pode procurar essas vagas e oportunidades dentro da própria instituição de ensino, com a ajuda dos centros acadêmicos e até dos professores.

Foque em ganhar experiência, desenvolver competências e estimular a troca de conhecimento.

Descobrirá que a vida acadêmica não termina aqui
 

Muitas pessoas consideram a graduação como a última etapa da vida de estudos. Porém, em alguns casos, ela é apenas o início de uma nova jornada acadêmica.

É muito provável que mesmo depois de cursar a faculdade, você sinta a necessidade de investir em uma especialização, como uma pós-graduação. Isso porque, a faculdade serve como uma porta de entrada para novas oportunidades e é o primeiro de muitos passos que você pode dar em busca do seu sucesso profissional.

Agora que você já sabe o que esperar ao entrar na faculdade, aproveite para conferir mais conteúdos sobre esse universo na nossa área de notícias e conheça os cursos de graduação oferecidos pela Wyden Educacional!

Relacionadas