Professora dá dicas de como criar um currículo atrativo

Sempre temos dúvidas sobre como explorar nossas habilidades em um currículo. Para nos ajudar, a professora de Gestão de Pessoas do Ibmec/RJ,  Ylana Miller, deu algumas dicas valiosas para apresentarmos todo o nosso potencial. Confira:

1 – Objetividade e Clareza - As informações devem ser focadas no objetivo profissional, nas experiências anteriores e formação acadêmica. Um  breve resumo das principais qualificações também é essencial. Não há necessidade de escrever o endereço residencial e os documentos pessoais.  O contato deve ser o número de celular e e-mail. Não forneça telefone ou e-mail de terceiros.

2 – Outras qualificações - Informe a idade, estado civil e se tem mobilidade para trabalhar em outra cidade. Neste item também pode mencionar  outras atividades, como esportes e responsabilidade social. Essas informações também contribuem para a triagem no processo seletivo e na análise  em relação ao perfil da vaga em aberto.

3 – Cursos de aperfeiçoamento – Relacione os principais cursos que já concluiu e os que está cursando, incluindo a instituição de ensino e o  período de realização. Cuidado com os exageros! Um currículo deve ter no máximo duas páginas, portanto insira os cursos mais relevantes e que se  relacionam com a sua trajetória de carreira.

4 – Idioma – Somente informe que se comunica em outro idioma caso o nível de qualificação for, no mínimo, o intermediário. Processos seletivos  que exigem um segundo idioma aplicam testes e/ou realizam entrevistas e profissionais com um nível básico não são aprovados.

5 – Dados reais – Todas as informações de um currículo devem ser verídicas. Não mencione algo que ainda pretende realizar e/ou alguma atividade que jamais participou. As informações podem ser checadas. Jamais informe inverdades em um currículo e/ou em qualquer etapa de um processo seletivo. Esta atitude compromete a integridade do profissional.


CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é ou não um visitante humano e para prevenir envio automático de spam.

Relacionadas

Como Conseguir FIES? Confira as Exigências!