4 Passos Para Criar Seu Próprio Plano de Carreira

Ter uma trajetória de sucesso é o desejo de muitos profissionais, para alcançar esse objetivo é essencial desenvolver um plano de carreira eficiente e focado no aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Se você quer crescer e se destacar na sua área de atuação, confira as dicas que separamos para ajudar a alcançar seus objetivos profissionais e pessoais!

Entenda a importância de um plano de carreira
 

Realizar um plano de carreira é uma excelente maneira de planejar e estabelecer quais ações devem ser definidas para que o profissional consiga alcançar a tão sonhada colocação. Ou seja, com um planejamento fica mais fácil conseguir traçar o melhor caminho rumo aos seus objetivos, além de ajudar a desenvolver sua capacidade profissional.

Passo a passo para desenvolver um plano de carreira

Criar um plano de carreira que gera um desenvolvimento profissional e pessoal exige definir alguns aspectos e organizar metas a serem atingidas. Para cada objetivo é necessário promover ações que desempenhem mudanças e gerem os resultados esperados. Além disso, é importante também definir um cronograma de atividades que devem ser realizadas em certo período de tempo.

Veja alguns passos:

1. Entenda onde você quer chegar

O primeiro passo para conseguir criar um plano de carreira eficiente é conseguir entender onde você quer chegar, quais são os seus objetivos, não apenas profissionais, como também pessoais. Por exemplo, defina metas para diferentes períodos de tempo. Em cinco anos, em qual posição você gostaria de trabalhar? Quais conhecimentos pretende adquirir? Liste todos os seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

2.Identifique suas competências profissionais

Após definir quais são os seus principais objetivos, é interessante também analisar quais competências você possui e quais deverá adquirir durante a sua trajetória profissional. Além de analisar quais são as habilidades que você possui e quais não, é ideal também observar aquelas que devem ser desenvolvidas e devem receber maior atenção.

3. Defina pontos a serem desenvolvidos

Outra dica fundamental para desenvolver um plano de carreira é mapear quais os pontos relevantes a serem desenvolvidos. É interessante abordar que essa análise deve ser aliada com os seus objetivos profissionais e quais posições você pretende alcançar em determinado período de tempo. Por isso, deve ser importante priorizar fatores que, em determinado momento de carreira, desempenham maior diferencial na sua atuação profissional.

4. Crie planos de ações

Após todo o processo de planejamento, nada será concretizado sem a aplicação de ações estratégicas. Ou seja, resumidamente, se você deseja alcançar tal posição profissional em uma determinada quantidade de tempo, é essencial

Faça cursos de especialização, fique sempre atualizado com as principais tendências da sua área, converse com profissionais mais experientes e tenha contato com diferentes visões. Sem dúvidas, esse processo contribuirá para aumentar a seu repertório e experiência.

Gostou das nossas dicas para desenvolver o seu plano de carreira? Aproveite o nosso programa especial e confira os cursos de especialização da Wyden Educacional. Alavanque a sua vida profissional!