Engenharia a serviço da sustentabilidade

Responsabilidade Social - Programa Indo Fazendo o Bem - Adtalem Brasil

O projeto ÁREA1 Sustentável reúne conhecimentos dos diversos cursos de Engenharia da faculdade para desenvolver ações de sustentabilidade e educação ambiental. Desde 2015, as atividades abrangem projetos de infraestrutura e gestão ecologicamente conscientes dentro e fora da ÁREA1. As ações internas envolvem mudanças de processos, como a implantação de coleta seletiva na instituição e coleta de papel descartado no setor administrativo, enquanto, externamente, os participantes produzem projetos de construções sustentáveis e organizam palestras divulgando o tema.

Acompanhada pelos professores Salomão Pinho e Juan Carlito, do curso de Engenharia Ambiental, a iniciativa fornece aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidade de trabalhar a sustentabilidade como vantagem para seu cliente, diminuindo os custos. “Eles ganham uma experiência prática nessa área e se tornam profissionais muito mais capacitados para educar o mercado sobre as vantagens de construir de forma sustentável”, comenta Salomão.

Agrupando e utilizando os conhecimentos da área como formas de construção que aproveitam captação da chuva e sistemas elétricos que reduzem desperdício de energia, os estudantes possuem total autonomia para criar e executar os projetos. A meta é alcançar o envolvimento de todos os cursos de Engenharia para expandir a consultoria externa e impactar diretamente os processos de construção na Bahia.

  • Cursos envolvidos: Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação 
  • 2 professores envolvidos
  • Período: março a setembro 2015 e 2016
  • 70 pessoas beneficiadas
  • 11 alunos envolvidos
  • ÁREA1