O especialista egresso deste curso estará apto a exercer uma prática pedagógica pautada nas concepções teórico-metodológicas das Metodologias Ativas de aprendizagem, capaz de elaborar estratégias que auxiliem a repensar a sua própria atuação. Para tanto, deverá ser capaz de utilizar Metodologias Ativas de aprendizagem em diferentes cenários e contextos formativos.
Assim, ao final do curso, o egresso estará apto a pesquisar, identificar, definir, caracterizar, realizar análises e estratégicas de Metodologias Ativas que auxilie a enfrentar os desafios que envolvem a docência e de habilitado a desenvolver nos alunos, competências e habilidades pautadas na aprendizagem ativa e potencialmente significativa.
O Curso tem como objetivo geral analisar as mudanças e os desafios do uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. De forma a apontar a contribuição das Metodologias Ativas no ensino, discutir os diferentes modelos do Ensino Híbrido em sua articulação com os recursos tecnológicos, reconhecer o conjunto de elementos didáticos aplicáveis às salas de aula do ensino superior, relevância e aplicabilidade dos recursos interculturais e tecnológicos na sala de aula universitária e descrever o processo de construção e aplicação storytelling.
Além disso, identificar os fundamentos das metodologias ativas, as estratégias de aprendizagem ativa e recursos tecnológicos que as viabilizem e discutir temas da andragogia por meio da identificação das metodologias ativas aplicadas ao ensino e à aprendizagem de adultos.