A importância da preparação comportamental para inserção do aluno no mercado de trabalho

A importância da preparação comportamental para inserção do aluno no mercado de trabalho

O preparo ao longo de toda formação acadêmica precisa ser um fator determinante na vida daqueles que querem se ver inseridos no mercado de trabalho. O aluno, desde o momento em que coloca seus pés pela primeira vez na instituição, precisa ter a percepção de que já é um profissional em treinamento, que está se adaptando teoricamente e, possivelmente, irá ter as primeiras experiências práticas nos estágios curriculares e extracurriculares que venha a desempenhar.

O papel comportamental – embora, muitas vezes, seja “ignorado” por um grande número de alunos – é algo que pesa na escolha de um candidato no ato de um processo seletivo. “Quais são seus pontos fortes e fracos, pode me sinalizar?”.

É uma pergunta simples, certo? Na verdade, nem sempre. Boa parte das pessoas que estão indo participar de um processo seletivo não estão assim tão segura como pensamos, não se conhecendo como deveriam. Isso significa dizer que seus comportamentos, diante de certas situações, ainda são desconhecidos.

Esses mesmos comportamentos podem ser o fator relevante para uma desclassificação em determinada vaga e isso precisa, de fato, ser trabalhado. Todos temos pontos a desenvolver e o mais importante é que possamos reconhecê-los, elaborando estratégias para que as questões possam ser solucionadas.

Realizar plano de carreira, participar de atividades como as oferecidas pelo setor Carreiras podem auxiliar a desenvolver novas competências, bem como na melhora de outras. Procurar apoio de profissionais que possam direcionar é essencial para estar cada vez mais preparado para novas oportunidades assim que as mesmas surgirem.

Você não pode ficar parado, precisa, de fato, sair da zona de conforto e produzir mudanças que vão gerar autoconhecimento, olhar para si e possíveis melhorias comportamentais que serão sentidas nas próximas entrevistas. Está esperando o quê? Nós podemos te auxiliar, faça uma visita ao setor Carreiras da sua instituição e, juntos, poderemos construir uma história de sucesso.

Allyne Paula Combé
Designer de Carreiras
Unifavip | Wyden

Relacionadas

 engenharia