Empregabilidade — O Conceito de Manter-se Ativo no Mercado de Trabalho

Você sabe o que significa o termo empregabilidade? Por definição, podemos dizer que remete à capacidade ou possibilidade de conseguir um emprego, assim como a de manter-se empregado.

Com a alta competitividade no mercado de trabalho, conquistar o seu lugar não é uma tarefa fácil. Atualmente, as empresas estão cada vez mais exigentes e optando por currículos que demonstrem mais experiência e conhecimento da área.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir maneiras de garantir a empregabilidade? Então continue lendo este artigo!

Como melhorar a empregabilidade?

Provavelmente, você já passou por uma fase difícil, em que estava desempregado e não via oportunidades surgindo. Pode até ser que você esteja passando por essa fase agora mesmo. Mas não desanime! Existem algumas maneiras de você melhorar sua empregabilidade e, assim, como consequência, aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Vamos conferir algumas práticas que você pode aderir para isso?

Faça cursos

Procure por cursos de capacitação e especialização. Podem ser pequenos cursos on-line ou investir um tempo a mais em uma pós-graduação presencial, por exemplo. Não precisamos nem dizer o quanto isso ajudará em seu currículo e sua bagagem, não é mesmo? Afinal, conhecimento nunca é demais!

Além disso, aprenda outras línguas e se envolva em projetos e ações voluntárias.

Mantenha-se informado

Estar atualizado sobre as notícias do mundo e do mercado é fator fundamental para melhorar suas chances de emprego. Leia os veículos de informação e, sempre que possível, debata sobre ideias e acontecimentos atuais. Isso também ajuda a melhorar a sua comunicação e argumentação, além de aprender a ouvir as opiniões diferentes da sua.

Desenvolva novas atividades

Aprenda coisas diferentes das vinculadas à sua área de atuação. Competências são sempre bem-vindas e não há nada que não forneça conhecimento a nós! Por isso, conheça outros nichos e esteja aberto a novas oportunidades. Quem sabe você não se dá conta de que tem aptidão para outras áreas e tarefas?

Faça uma autoavaliação

O autoconhecimento é muito importante, por isso, reflita sobre sua trajetória até aqui. Coloque no papel seus pontos fortes, fracos e o que precisa melhorar. Pense: você está se esforçando o máximo que pode?

Lembre-se de viver um dia após o outro e tenha  calma. Desesperar-se não vai ajudar, pois assim você ficará desanimado, desmotivado e não irá conseguir enxergar as soluções e oportunidades que aparecerem.

Este artigo foi útil para você? Esperamos que sim! Aproveite para conferir as opções de cursos oferecidos pela Wyden ou entre em contato por meio do número 4020-4900. Aprimore seus conhecimentos!